Secretarias

Assistência Social


Atendimento

Endereço:
Rua Santa Cruz, nº 85 – Bairro Santa Cruz
Email:
assistenciasocial@mogimirim.sp.gov.br ,
Telefone:
(19) 38622523 ,
Atendimento:
2ª a 6ª feira das 7h30 às 16h30
Secretária Municipal  - Cristina Puls Cristina Puls
Cargo: Secretária Municipal
Competências

  • Promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação;
  • Planejar e implementar a política do trabalho e da autonomia econômica das mulheres;
  • Desenvolver programas para incentivar o enfrentamento à violência contra as mulheres;
  • Propor e coordenar programas e ações nas áreas de saúde, educação, cultura, participação política, igualdade de gênero e diversidade;
  • Formular, planejar, implementar e avaliar a política de assistência social do município, em consonância com as diretrizes estabelecidas na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, observando as orientações e deliberações do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Conselho Municipal do Idoso – CMI;
  • Prestar assistência e apoio na gestão dos recursos financeiros alocados no Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA e Fundo Municipal do Idoso – FMI;
  • Promover a proteção social através de oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais;
  • Promover a capacitação das entidades do Terceiro Setor parceiras;
  • Monitorar e avaliar os programas, projetos, serviços e benefícios da rede socioassistencial do município;
  • Administrar as Unidades da Rede socioassistencial;
  • Promover programas de combate e prevenção à exploração sexual de menores e adolescentes.



Descrição

Vislumbra exercer políticas, programas, convênios, metas e indicadores de políticas sociais, monitoramento e avaliação de programas, projetos, serviços e benefícios da Assistência Social, com escopo definido no fortalecimento da família e protagonismo social dos cidadãos. Mantém em seus serviços a Vigilância Socioassistencial que além do monitoramento das entidades civis e sociedade organizada, diagnostica situações de vulnerabilidades que apontam para a necessidade de unidades operacionais que desenvolvam a Proteção Social básica e a Proteção Social Especial de média e alta complexidade.

A missão da Secretaria de Assistência Social é promover o desenvolvimento Social de todos os segmentos da população por meio de uma política de valorização do ser humano, seu exercício cidadão, sua integração social e seu protagonismo para a construção de uma sociedade justa e solidária.

Telefones Importantes

  • Sede Administrativa 3862 2523
  • Central de CADASTRO ÚNICO 3862 4755
  • Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Leste 3814 2155
  • Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Norte 3805 4073
  • Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Planalto 3806 7347
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS APOENA 3806 1547






Estrutura Administrativa
CRAS - Zona Leste
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social.
CRAS - Zona Norte
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social.
CRAS - Jardim Planalto
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social.
CREAS
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.
Central de Cadastro Único
O Cadastro Único é um grande mapa das famílias de baixa renda no Brasil. Ele mostra ao governo quem essas famílias são, como elas vivem e do que elas precisam para melhorar suas vidas, oferecendo a população, conforme inscrição atualizada de seus usuários, acesso a diversos benefícios sociais.



topo