Notícias

Aulas nas escolas municipais retornarão a partir de 20 de fevereiro

Secretarias: Educação
Data de Publicação: 17 de janeiro de 2017


aulas-nas-escolas-municipais-retornarao-a-partir-de-20-de-fevereiro

Mesmo com a necessidade de tomar conhecimento das diversas informações referentes à Secretaria de Educação, devido a inexistência do governo de transição, a secretária da Pasta, divulgou a data de início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino. As aulas começarão no dia 20 de fevereiro (segunda-feira).

A data está em consonância com os eventos já programados para o retorno ao cotidiano escolar. Segundo o cronograma organizado pela Educação, nos dias 15 e 16 de fevereiro haverá recepção aos professores e equipe diretivas. Nesse mesmo período também será elaborado o planejamento pedagógico referente ao primeiro semestre de 2017, bem como a organização das unidades escolares e a composição das ações de acolhida aos alunos tanto novatos quanto veteranos.

Já no dia 17 terá a reunião com os pais. Ela explicou que essa é a maneira ideal para que pais ou responsáveis possam ter o conhecimento pleno de como será a rotina escolar dos filhos, para tomarem ciência de quais os procedimentos as escolas adotarão.

Ela também acrescentou que esse contato favorece a segurança das crianças e adolescentes, pois com o acompanhamento dos responsáveis, os alunos sentem-se mais seguros e confiantes e, com isso, facilita o processo de aprendizagem.

 

Secretaria escolar
Devido o retorno das férias coletivas concedidas, anteriormente, aos servidores que trabalham nas escolas acontecer apenas no dia 15, as unidades escolares, nesse período encontram-se fechadas. No entanto, devido à necessidade da obtenção de documentos emitidos pela secretaria escolar como, por exemplo, transferência, realização ou declaração de matrículas, a Pasta informou que os pais ou responsáveis poderão comparecer à escola a partir de 6 de fevereiro para obterem os documentos necessários, pois haverá funcionário para o atendimento público.

 

Recesso
As escolas municipais prestam atendimento ao público no decorrer de todo o ano, ou seja, nos doze meses. Assim, pais ou alunos não ficam sem o atendimento necessário. Porém, nessa última semana, a Secretaria de Educação teve de readequar as datas para organização, recepção de funcionários e início das aulas.

Todos os servidores municipais tiveram recesso de final de ano no período de 19 a 30 de dezembro. Contudo, os funcionários da Secretaria de Educação tiveram esse benefício estendido também entre os dias 2 a 13 de janeiro. Será, então, somente a partir do dia 16 de janeiro que, efetivamente, os servidores desfrutarão das férias regulares. Isto é, os colaboradores que usufruírem de férias por 30 dias, o que é garantido em lei trabalhista, retornarão em 15 de fevereiro.

“Por isso, as atividades iniciarão no dia 15 do mês que vem. Essa situação que encontramos é o fato que fez com que tivéssemos a preocupação em adequar o calendário das escolas e que ainda estão fechadas”, explicou.

A Rede Municipal de Ensino é composta por 20 EMEB`s (Escolas Municipais de Ensino Básico) que oferecem desde o ensino infantil até ao 9º ano a aproximadamente 7.200 alunos.