SAAE executa extensão de rede de esgoto para atender obra da nova UBS no Novacoop
Secretarias: SaúdeDepartamentos: Autarquia - SAAE
Data de Publicação: 13 de abril de 2026
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Mogi Mirim iniciou na quinta-feira (9) as obras de extensão da rede coletora de esgoto na área onde será construída a nova UBS (Unidade Básica de Saúde) destinada à Zona Norte da cidade. A intervenção garante a infraestrutura de saneamento necessária para o funcionamento da futura unidade de saúde. O serviço prevê a implantação de 110 metros de rede em PVC, interligando as ruas Francisco Manera e Umberto Fritella, além da adequação de três PVs (poços de visita), estruturas que permitem a inspeção e manutenção da rede coletora. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos ao longo desta semana.
A nova UBS foi conquistada pela administração municipal e ampliará a oferta de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) na Zona Norte de Mogi Mirim. O prédio terá aproximadamente 500 m² e será construído em uma área localizada ao lado da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Vereadora Terezinha da Silva Oliveira. O investimento para a construção da unidade é de R$ 2,5 milhões do Governo Federal, por meio do PAC Saúde, com contrapartida de cerca de R$ 600 mil da Prefeitura de Mogi Mirim. O projeto prevê diversos ambientes voltados ao atendimento da população, incluindo sala de espera e recepção, sala de acolhimento, consultórios médicos e odontológico, farmácia, áreas para vacinação, medicação e coleta de exames, além de sanitários, almoxarifado e outros setores de apoio.
Com a execução da extensão da rede coletora de esgoto, o Saae assegura a infraestrutura de saneamento necessária para o funcionamento da nova unidade, contribuindo para a ampliação dos serviços públicos de saúde e melhoria da qualidade de vida da população da região.
