Notícias

Mogi Mirim já registra o melhor resultado na geração de emprego dos últimos cinco anos

Secretarias: Governo e Desenvolvimento Econômico
Data de Publicação: 8 de novembro de 2024
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação


mogi-mirim-ja-registra-o-melhor-resultado-na-geracao-de-emprego-dos-ultimos-cinco-anos

O desenvolvimento econômico de Mogi Mirim tem gerado números expressivos na geração de emprego. Dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que em setembro, houve um saldo positivo de 193 postos de trabalho criados no município. Ou seja, o volume de contratações foi maior que o de desligamentos, mantendo os empregos e gerando renda para a população.

Os números de setembro reforçam um cenário favorável para 2024. Em todos os meses do ano, o saldo na geração de empregos foi positivo. E o melhor: com registros que já superam o ano passado todo. No acumulado de janeiro a setembro de 2024, o saldo já é de 1.594 postos mantidos, enquanto que em 2023, foram 967. Aliás, 2024 já registra o melhor resultado dos últimos cinco anos, superando 2021, a melhor marca até então, com um saldo positivo de 1.281 empregos.

Embora não tenha tido o melhor resultado de setembro entre os principais segmentos econômicos, a indústria é disparado o setor que mais tem contribuído para esse resultado. Em setembro, foram apenas 31 empregos mantidos, mas, no ano todo, já gerou 702 postos de trabalho com carteira assinada, superando inclusive o ano de 2023, quando registrou um saldo positivo de 528 empregos formais.

Para a secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Mogi Mirim, o crescimento do município reflete o movimento industrial do Brasil, onde o setor brasileiro também está se recuperando devido a incentivos do governo e investimento em tecnologia e capacitação. Com isso, há oferta de novos produtos, resultado em demanda e, consequentemente, necessidade de mão de obra. Grandes empresas do setor industrial de Mogi Mirim tem aumentado seus quadros de colaboradores, ajudando nos resultados apurados.

Por outro lado, a volatilidade nos setores de construção e comércio destaca desafios semelhantes em outras partes do Brasil, onde a alta nos custos de insumos e a instabilidade econômica impactam diretamente a geração de empregos. Essa análise sugere que, enquanto Mogi Mirim se beneficia das iniciativas de fomento ao emprego, os setores mais vulneráveis ainda enfrentam desafios para garantir uma estabilidade no crescimento econômico.


topo