Jardim Drenante: em atenção às mudanças climáticas, obras próximas ao Zerão evitará enchentes e alagamentos
Secretarias: Obras e Habitação PopularData de Publicação: 30 de outubro de 2024
Com o objetivo de reter as enchentes e alagamentos, a Prefeitura de Mogi Mirim já realiza a implantação de um amplo sistema de drenagem na Zona Sul, composta por três obras. Duas delas serão implementadas no Complexo Esportivo “José Geraldo Franco Ortiz”, em uma área próxima as quadras “Três Marias” e também ao lado do kartódromo, perto do acesso à SP-147, onde está sendo construído um “jardim drenante”.
De acordo com o projeto elaborado pela Secretaria de Obras, o jardim drenante consiste em depressões plantadas com vegetação nativa ou adaptada, combinado a uma camada de solo e cascalho que ajudam a filtrar e infiltrar a água da chuva. Durante uma tempestade, a água da chuva é direcionada para os jardins de chuva através de calhas ou tubulações. Uma vez lá, a água é absorvida pelo solo e pelas plantas, filtrando impurezas e reduzindo a quantidade de escoamento superficial.
“Na prática, o serviço permitirá gerenciar as águas pluviais de forma sustentável e eficaz, pois irá capturar, armazenar, filtrar e infiltrar a água da chuva, reduzindo assim o risco de enchentes e minimizando o impacto ambiental”, explicou o prefeito Paulo Silva.
A outra obra, parte integrante dos serviços de drenagem, será implantada no bairro Maria Beatriz, em uma área situada entre a rua Cézar de Freitas e o cruzamento das ruas Afonso Arcuri e Juvenal Toledo. “A junção deste amplo sistema visa atender a necessidade de mitigação do risco de inundações no bairro, resolvendo o problema de alagamentos na região durante os períodos de chuvas intensas”, concluiu o secretário de Obras, Paulo Roberto Tristão.