Prefeitura dá continuidade na formação sobre autismo para educadoras dos Cempis
Data de Publicação: 8 de maio de 2024Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fotos: Assessoria de Comunicação
As educadoras infantis dos Cempis (Centro Educacional Municipal de Primeira Infância) participaram na segunda-feira (6), da continuidade da formação pedagógica “TEA (Transtorno do Espectro Autista): Reflexões e Ações para Inclusão”, promovida pela Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Educação. A capacitação aconteceu no teatro do Centro Cultural “Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”, em parceria com o Senac.
As informações sobre o tema foram passadas pela supervisora da Secretaria de Educação, Maria Inês Balbino, e pela especialista em TEA, psicopedagoga e terapeuta, Renata Aparecida Silveira. Durante a sua participação, Renata Silveira utilizou o método de metodologias ativas para que a aprendizagem das educadoras pudessem ocorrer de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que as estimularam a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-as responsáveis pela construção de seu conhecimento. O envolvimento das educadoras enriqueceu o encontro, trazendo suas dúvidas, percepções, e acima de tudo, engajamento.
Vale ressaltar que essa é uma formação inédita promovida pela Prefeitura de Mogi Mirim e que o primeiro contato de Renata Silveira com as profissionais dos Cempis aconteceu em março, quando ela abordou temas iniciais para o assunto proposto, como desenvolvimento neuropsicomotor típico e atípico, transtornos do neurodesenvolvimento, desenvolvimento neuropsicomotor, maturação cerebral, marcos do desenvolvimento, flexibilidade cognitiva, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento socioemocional e controle inibitório.