Educação capacita servidores para socorrer crianças em casos de engasgamento
Secretarias: EducaçãoData de Publicação: 7 de maio de 2024
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fotos: Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta segunda-feira (6), uma capacitação sobre segurança com os funcionários da rede municipal de ensino que formam das equipes de apoio, como merendeiras, cozinheiras, serventes, serviços gerais, inspetores, monitores e assistentes de creche. O treinamento aconteceu no Cemaae (Centro Municipal de Apoio e Atendimento Especializado) "Rachel Ramazzini Mariotoni", e foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros a cerca de 300 servidores, que foram divididos em duas turmas, sendo uma para o período da manhã e outra a tarde.
A capacitação foi solicitada pelo prefeito Paulo Silva em razão do incidente que aconteceu no mês passado com um aluno de 8 anos do Sesi (Serviço Social da Indústria) de Mogi Guaçu, que morreu depois de se engasgar com um pedaço de pão durante o intervalo da escola. O objetivo é deixar os servidores preparados para lidar com situações como esta. “São 8 mil crianças que estão sob os nossos cuidados”, apontou o prefeito durante o treinamento.
Os bombeiros mostraram aos participantes as técnicas de desengasgo que devem ser aplicadas desde em um bebê até uma pessoa mais idosa. Eles aproveitaram o tema para ampliar as informações sobre segurança, falando também dos cuidados preventivos para acidentes domésticos e os respectivos métodos de extinção de fogo; as emergências táticas para invasores na escola; o uso do extintor; e as técnicas para sinistros diversos, que incluem identificação do cenário, sinalização, isolamento e evacuação.
Também foram passadas informações sobre práticas de primeiros socorros para atropelamentos, capotamentos, ferimentos com armas, afogamento, explosão, queimaduras, quedas, convulsões e desmaios, e hemorragias. Os servidores ainda foram orientados quanto às técnicas de ressuscitação cardiopulmonar para casos de pessoas inconscientes.