Mogi Mirim terá seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Secretarias: Meio AmbienteData de Publicação: 8 de dezembro de 2023
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fotos: Assessoria de Comunicação
O Salão Vermelho da Estação Educação recebeu na manhã de quinta-feira (7), representantes do Poder Público, da Câmara Municipal e de entidades e órgãos envolvidos direta e indiretamente na gestão de resíduos para a 1ª Oficina de Diagnóstico de Resíduos Sólidos de Mogi Mirim. A atividade faz parte da segunda fase de instituição do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que visa estabelecer instrumentos para o avanço no manejo e na destinação sustentáveis desses materiais gerados e coletados no município.
A oficina foi ministrada por Ilio De Nardi Junior, consultor da FIA (Fundação Instituto de Administração), empresa contratada pela Prefeitura para a elaboração do PMGIRS, que está sendo preparado tendo como base a Política Nacional e a Política Estadual de Resíduos Sólidos. Ambos destacam o trabalho de gestão e de gerenciamento adequados dos resíduos dentro dos princípios de sustentabilidade, de saúde pública e de economia. “É preciso que haja mudança de comportamento dos munícipes”, apontou o consultor.
De Nardi apresentou um panorama do estágio de elaboração do plano municipal. Segundo ele, já foram apresentados os planos geral de trabalho e de mobilização social. O diagnóstico do cenário em Mogi Mirim, apresentado na oficina de quarta-feira, antecede a fase de planejamento de ações. De acordo com o consultor, para a consolidação e aplicabilidade do plano, será necessário dimensionar regras, estabelecer novas leis, definir metas e, sobretudo, mobilizar a sociedade.
O consultor apresentou o diagnóstico de resíduos no município. Em 2022, foram 21 mil toneladas de lixo coletadas. Neste ano de 2023, no período de janeiro a outubro, já foram 20,5 mil toneladas. Desse montante, quase 30% refere-se a materiais passíveis de reciclagem, o que poderia gerar receita para Município e economia no transporte final.
O próximo passo é a montagem do Grupo de Sustentação, que será formado por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, reforçando o processo participativo da população na construção, aplicação e manutenção do plano. Esse grupo trabalhará ao lado do Comitê Executivo, já montado só com representantes da Prefeitura, no planejamento das ações, a próxima de elaboração do plano, no qual pretende-se definir técnicas de manejo diferenciado.
Vale ressaltar que, dentro do planejamento de elaboração do PMGIRS, haverá a apresentação de uma versão preliminar para consulta pública, pela qual a população poderá fazer sugestões técnicas que, após avaliadas e sendo validades, poderão ser inseridas na versão final, a ser apresentada em audiência pública para a validação definitiva do plano.