Reorganização aumenta eficiência nos serviços de iluminação pública

Secretarias: Serviços Municipais
Data de Publicação: 1 de junho de 2023
Fotos: Assessoria de Comunicação

reorganizacao-aumenta-eficiencia-nos-servicos-de-iluminacao-publica

A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Serviços Municipais, está colhendo os frutos de uma mudança na logística dos serviços de manutenção no sistema de iluminação pública. A regionalização das atividades melhoraram significativamente os indicadores, tornando o serviço mais ágil e eficiente.
No início do governo Paulo Silva, os serviços de manutenção eram realizados por ordem cronológica, ou seja, a partir da emissão da ordem de serviço, independente da localização. Nesse formato, o tempo de espera de uma reclamação feita pelo munícipe era muito grande. Isso causava um acúmulo de solicitações. Para se ter uma ideia, em setembro de 2021, a SSM registrou um total de 821 chamados.
Mesmo com um volume razoável de execuções, o secretário de Serviços Municipais, Ernani Gragnanello, entendeu que havia a necessidade de melhorar esse fluxo de serviço. Por isso, houve uma mudança na logística no início de 2022, passando a regionalizar os serviços. Essa reorganização reduziu o tempo de espera.
“Mantivemos a ordem cronológica, mas setorizada. Nosso serviço ganhou em agilidade e o atendimento ficou mais eficaz. E a população ganha em qualidade de vida e segurança”, ressaltou.
Com quatro equipes para essa finalidade, compostas por eletricistas e ajudantes, a SSM consegue, nesse formato, destinar três deles para os setores. Isso significa atender três setores diferentes simultaneamente.
”Nosso tempo de resposta caiu para um ou dois dias para atender um chamado. Só quando acontece uma intercorrência, quando precisamos de uma intervenção da Elektro, ou de refazer a fiação que foi cortada ou por conta do clima, que às vezes o serviço demora mais”, apontou.
O reflexo desse cenário está nos números. No decorrer de 2022, já houve queda nas demandas, baixando de 300 por mês. Porém, a meta da Secretaria seria de uma média de 200 pedidos por mês, entendendo ser uma rotina aceitável.
Essa meta é vista agora em 2023. Isso se tornou possível também depois que a SSM passou a comprar apenas luminárias de LED, e toda manutenção passou a ser realizada nessa tecnologia. Com uma eficiencia maior, a queda nos chamados de reparos foi consequência. A tendência é que essas solicitações diminuam ainda mais com o processo de substiuição das lâmpadas de vapor de sódio pelas de tecnologia LED por toda a cidade.
Para solicitação dos serviços de manutenção de iluminação, a secretaria possui três canais de comunicação: os telefones 3805.2132 (WhatsApp) e 0800.773.2132, e o aplicativo Mogi Digital.

Túnel Mario Covas, Manutenção 10-03-2023 (8).JPG
iluminação.jpg