Município concede terreno para entidade protetora de animais

Secretarias: Planejamento Urbano
Data de Publicação: 29 de maio de 2023

municipio-concede-terreno-para-entidade-protetora-de-animais

Mogi Mirim terá um novo espaço para o acolhimento de animais abandonados. Para a concretização desta iniciativa, a Prefeitura fará a concessão gratuita de uma área de quase 4 mil² no bairro do Mirante, para a Associação Vida - Voluntários Independentes, o que permitirá a ONG (Organização Não-Governamental) ter a sua sede própria.

Atualmente, a entidade cuida de cerca de 100 animais em situação de abandono ou de maus-tratos, por vezes na própria residência de voluntários. Sem a estrutura adequada para o atendimento, a equipe de protetores solicitou ao Prefeito Paulo Silva a cessão de área, no que foi prontamente atendida. Com o amparo da Prefeitura, a Associação Vida terá o prazo de até dois anos para a construção do abrigo, com acesso pela Avenida Jacareí, na Zona Leste. Nesta ação, a Prefeitura contou com o aval da Câmara Municipal que autorizou a concessão de área pelo prazo de 30 anos.

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, a previsão é que dentro de um mês e meio a área já esteja sob responsabilidade da ONG. Neste prazo, a entidade deve solicitar a demarcação da área, o que será feito por técnicos da Prefeitura, a fim de garantir o espaço apropriado para os trabalhos desenvolvidos em prol dos animais.

A decisão da Administração Municipal vai ao encontro das políticas públicas voltadas ao bem-estar dos pets, considerando que o abandono de animais além de ser desumano, é também uma questão de saúde pública. O apoio da Prefeitura permitirá à Associação Vida realizar o acolhimento necessário para o tratamento dos animais, bem como encaminhá-los para a adoção responsável ou devolvê-los à comunidade em que vivem, no caso de animais comunitários.