SSM e Seduc mobilizam alunos para uma campanha de conscientização sobre o descarte do lixo

Secretarias: Serviços Municipais
Data de Publicação: 3 de maio de 2023

ssm-e-seduc-mobilizam-alunos-para-uma-campanha-de-conscientizacao-sobre-o-descarte-do-lixo

Diante do volume excessivo de lixo que é despejado, irregularmente, todos os dias, nas ruas e áreas públicas do município, a Prefeitura de Mogi Mirim está desenvolvendo uma campanha de conscientização para que a população faça o descarte correto dos resíduos produzidos em casa, tornando a cidade mais bonita e evitando, dentre outros agravantes, a formação de criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Trata-se do Programa Cidade Limpa, uma iniciativa que uniu as Secretarias de Educação e de Serviços Municipais, mobilizando 247 alunos matriculados nos sextos anos, distribuídos nas cinco escolas da rede municipal de ensino.

A campanha consiste na utilização dos painéis laterais dos caminhões que fazem a coleta de lixo domiciliar para a divulgação de ações educativas. Como os caminhões circulam por toda a cidade, é uma forma de levar as mensagens da campanha para 100% da população, incluindo da Zona Rural. O uso desses espaços está previsto no contrato feito pela Prefeitura, através da SSM, com a Plural, empresa que presta serviço para o município na coleta de lixo. As despesas para ilustração dos painéis ficarão a cargo da Plural, cabendo à Prefeitura a produção do material para impressão.

Para a realização da campanha, a SSM entendeu a necessidade de mobilizar os alunos da rede municipal. Por isso, numa parceria da pasta com a Secretaria de Educação, ficou estabelecido que o material a ser divulgado nos painéis dos caminhões virá de um concurso de desenhos e frases junto aos alunos dos sextos anos. Como a frota da Plural para a coleta domiciliar é composta por seis caminhões (cinco ativos e um reserva) – e cada um oferece dois painéis – um de cada lado – serão escolhidos 12 trabalhos, sendo seis desenhos e seis frases (duas produções de cada uma das cinco escolas participantes da campanha, além de mais uma frase e um desenho entre as cinco unidades).

Os subsídios para que os alunos possam elaborar os materiais foram trabalhados em salas de aula nas disciplinas de língua portuguesa e leitura (para a produção das frases), ciências (para a conscientização ambiental) e arte (para a produção dos desenhos). Na próxima sexta-feira, dia 5 de maio, as escolas deverão enviar as 5 melhores produções e, após o envio à comissão julgadora, que deverá contar com a equipe técnica da Educação e da SSM, fará a seleção. A divulgação dos alunos ganhadores está prevista para acontecer no dia 5 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Além de terem suas criações estampadas nos painéis dos caminhões como forma de conscientizar a população sobre a correta destinação do lixo e suas consequências para essa conduta social e de cidadania, os alunos vencedores ainda serão premiados com um kit, também custeado pela Plural, formado por uma agenda reciclável e uma caneta; uma ecobag; um livro com tema ambiental; um copo plástico; e um fone de ouvido. A premiação também acontecerá no dia 5 junho.