Hemeroteca é reaberta com um acervo de cerca de 750 documentos

Data de Publicação: 3 de maio de 2023
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação

hemeroteca-e-reaberta-com-um-acervo-de-cerca-de-750-documentos

Com um acervo de aproximadamente 750 documentos, entre jornais encadernados, fascículos de periódicos, livros, atas e manuscritos, dentre outros, a Hemeroteca Municipal foi reaberta na manhã de sexta-feira (28), em um ato promovido pela Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Dentro da Hemeroteca, funcionará o acervo digital na plataforma Biblivre, que também foi lançado na ocasião.
Localizado junto ao museu do Centro Cultural ‘Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva’, o espaço da Hemeroteca estava fechada para a população e para pesquisadores há muitos anos por falta de manutenção, organização e, principalmente, climatização. Um trabalho em conjunto envolvendo a Secretaria de Cultura, Cedoch (Centro de Documentação Histórica Joaquim Firmino de Araújo Cunha), Conselho Municipal de Políticas Culturais e o uso de recursos do Faic (Fundo de Amparo e Incentivo à Cultura) para a compra de um ar condicionado, culminou com a reabertura do serviço.
No espaço, a maior parte do acervo contempla conteúdo referente ao Município, mas também há discos, fotografias, slides, microfilmes e obras de Luiz Guardia Neto, artista mogimiriano que dá nome ao salão nobre do Centro Cultural. Há disponível ainda um exemplar do jornal A Gazeta de Mogi Mirim, datado de 1886. Esse é um exemplo, assim como outros cerca de 300 documentos, que já foram digitalizados e farão parte do acervo digital. Um trabalho que está sendo realizado pela bibliotecária Ângela Soares e o pesquisador Thiago Henrique Augusto, junto com o serviço de Tecnologia da Informação do município.
“Abro para todos os pesquisadores, que queiram se aprofundar, quanto mais conhecimento puderem tirar dessa hemeroteca para levar para a nossa população, é muito importante, porque a nossa história é linda, nossa história é importante. A plataforma digital ainda não está aberta, mas logo a população poderá acessar esses documentos de casa. É o antigo e o moderno conversando e dialogando. Temos um tesouro que está se deteriorando, vamos digitalizar para conservar esse material”, disse o secretário de Cultura, Luiz Dalbo.
Presente no ato de reabertura do espaço, o prefeito Paulo Silva ressaltou que a iniciativa é sinônimo da conservação da história do município. Denilson Scarpiti, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, e Carmem Bridi, presidente do Cedoch, e outros convidados, também prestigiram ao ato.
Ao final, os presentes conheceram o espaço e ainda puderem ver um pouco da evolução do serviço de digitalização dos documentos. Vale ressaltar que o processo de formação do acervo digital foi viabilizado por meio de emenda impositiva destinada pela vereadora Luzia Cristina Cortes Nogueira.
A Hemeroteca é aberta ao público, mas a consulta ao acervo precisa ser feita por agendamento por meio do WhatsApp 38054435, por onde também serão passadas as orientações para manuseio das obras e pesquisa.