SAS realiza evento para divulgar atuação da secretaria e planos para 23/24

Secretarias: Assistência Social
Data de Publicação: 30 de março de 2023

sas-realiza-evento-para-divulgar-atuacao-da-secretaria-e-planos-para-2324

Com a presença de mais de 100 representantes da rede de Serviços Socioassistenciais de Mogi Mirim, incluindo o setor público e privado, foi realizado na manhã do último dia 24, no teatro do Centro Cultural, um encontro promovido pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), para apresentar aos colaboradores e parceiros, os indicadores de resultado dos últimos dois anos da atual administração e o planejamento de ações para o biênio 2023/24.

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Puls, falou, principalmente, sobre os investimentos feitos pela pasta nesses primeiros dois anos e as dificuldades enfrentadas devido ao contexto de pandemia que, segundo ela, foram de muita pressão para a SAS. Ela destacou que durante a pandemia, a atuação dos profissionais da rede de serviços Socioassistenciais merece destaque, assim como a consolidação de programas municipais como o auxílio emergencial e passe social, a distribuição de alimentos, em parceria com o Banco de Alimentos, iniciativa privada, Fundo Social de Solidariedade, OSCs, dentre outros.

Cristina também fez questão de citar os trabalhos para inclusão e acompanhamento dos programas de transferência de renda Estadual e Federal, como Renda Cidadã, Ação Jovem, Viva Leite, Bolsa do Povo e Auxílio Emergencial, posteriormente rebatizado de Auxílio Brasil. A SAS, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), também efetivou o programa “Formação ao Mundo do Trabalho”, voltado aos beneficiários do Renda Cidadã.

De acordo com Cristina, a SAS atravessou a pandemia com uma carência aguda de mão de obra, problema que ainda persiste. “Nos últimos seis anos, esta secretaria perdeu 24 profissionais que precisam ser repostos com urgência”, observou. Apesar de todas as dificuldades desse período, ela destacou que a SAS conseguiu aumentar os recursos orçamentários que garantiram maiores repasses às entidades sociais parceiras e possibilitou investimento na aquisição de equipamentos de informática, telefones celulares e eletrodomésticos. “Também substituímos o mobiliário e locamos novos automóveis para renovar a frota”, emendou.

Ainda durante a explanação, a secretária elogiou a implantação do Gesuas (Sistema de Prontuário Eletrônico para toda a Rede) e o Sicovinho (Sistema de Prestação de Contas do Terceiro Setor). Outras conquistas nos dois primeiros anos destacados por Cristina foram a mudança da sede SAS para área central, pois antes a secretaria ocupava o mesmo espaço do Cras-Norte, e a mudança de endereço da Central de CAD Único, que proporcionaram melhores condições de trabalho e de atendimento à população.

PLANOS

Na sequência de sua fala, Cristina enumerou as obras realizadas, lembrando a reforma e manutenção prediais dos Cras Jardim Planalto e Leste, além do início das reformas no Centro Dia e Cras-Norte. Também revelou os planos da SAS para 23/24 que, além da reposição de funcionários, tem a intenção de implantar em Mogi Mirim, o Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, ainda este ano.

Outro projeto nos planos da secretaria é a criação do Cras-Centro/Sul e a efetivação da Coordenadoria da Vigilância Socioassistencial, com equipe composta por estatístico e sociólogo. Por último, Cristina chamou a atenção dos presentes para o fato de que Mogi Mirim faz parte do Suas (Sistema Único de Assistência Social), o qual normatiza a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais em todo o território nacional, além de definir, regular, padronizar e organizar os vínculos, as responsabilidades e competências entre as diferentes esferas de governo e a sociedade civil. Ao final do encontro, um questionário sobre o evento foi distribuído aos presentes para avaliação do encontro.

contas3.jpg
contas2.jpg