Educação prepara seleção de Assistentes de Alfabetização pelo 'Tempo de Aprender'

Secretarias: Educação
Data de Publicação: 13 de março de 2023
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação
Fotos: Assessoria de Comunicação


educacao-prepara-selecao-de-assistentes-de-alfabetizacao-pelo-tempo-de-aprender

A Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Educação, abriu processo de seleção para o preenchimento de vagas de Assistente de Alfabetização para atuarem, de forma voluntária, no programa ‘Tempo de Aprender’, no âmbito da rede municipal de ensino. O edital, com todas as informações sobre o processo seletivo, pode ser encontrado no Jornal Oficial do Município, no link https://mogimirim.sp.gov.br/uploads/jornal/21322/zeTuf7eeol0lcWetj68C6C5VNR17k5ni.pdf?fbclid=IwAR19teEPPgn8razffPTC2c8eDsUNcLiZxcO0yOuhNoZFTwpNEj-zAgZn4MQ

‘Tempo de Aprender’ é um programa de alfabetização abrangente do Governo Federal, cujo propósito é melhorar a qualidade da educação em todas as escolas públicas do país, fortalecendo e apoiando o processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes de 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Esse apoio adicional no tempo regular é prestado com a presença do Assistente de Alfabetização junto ao professor, atuando como auxiliar no processo de alfabetização, de acordo com o planejamento do docente e da coordenação pedagógica. As escolas deverão indicar no Plano de Atendimento o quantitativo de turmas para as quais serão repassados recursos destinados ao custeio do serviço.

Para o exercício de suas atividades, o Assistente de Alfabetização selecionado receberá uma ajuda de custo mensal para despesas com alimentação e transporte no valor de R$ 150,00 por turma, podendo atuar com até oito turmas. A carga horária será de cinco horas semanais por turmas.

Os recursos para a ajuda de custo virão por meio de repasses financeiros da União. Também serão destinados valores para a aquisição de materiais pedagógicos utilizados em sala de aula. Vale destacar que o programa também beneficia a Educação Infantil, porém, os repasses para esse universo serão utilizados apenas para a compra de material pedagógico.

Para sanar dúvidas e dar todos os esclarecimentos sobre o programa, como a formalização do candidato selecionado e a inserção de dados no sistema, a gerente da Secretaria de Educação e coordenadora do programa Tempo de Aprender, Célia Ataíde, se reuniu com diretoras de Emebs (Escola Municipal de Educação Básica). O encontro aconteceu na Sala de Reuniões da Secretaria de Educação.

 

 

 

 

 


topo