Merendeiras farão curso de capacitação no Senac

Secretarias: Educação
Data de Publicação: 6 de fevereiro de 2023
Fotos: SilveiraJr - Assessoria de Comunicação

merendeiras-farao-curso-de-capacitacao-no-senac

Nesta semana, entre quarta (8) e sexta-feira (10), cerca de 100 merendeiras da rede municipal de ensino de Mogi Mirim farão um curso de capacitação no Senac, em Mogi Guaçu. A iniciativa promovida todos os anos pela Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Educação, tem como objetivo melhorar o conhecimento das profissionais e a autoestima, e fortalecer a sociabilização.

“Uma merenda bem servida passa por uma merendeira bem formada e capacitada”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Ana Lúcia Bueno Peruchi. No conteúdo do curso, temas como estocagem e armazenamento dos alimentos, higiene pessoal e preparo das refeições servidas aos alunos serão abordados com as profissionais. “Todas são bem preparadas, mas sempre é bom dar uma reforçada”, disse Silvia Maria Sozza, nutricionista da Secretaria de Educação.

As merendeiras foram divididas em três turmas, ou seja, a formação será diária para cada turma. “Optamos pela divisão porque elas retomam as atividades na quarta-feira (8) e as escolas não podem ficar sem ninguém para recebimento dos produtos”, explicou Ana Cristina Maretti Scomparin, nutricionista da Secretaria de Educação. O horário do curso será das 8h00 às 12h30, com meia hora de intervalo. A Prefeitura também cederá o transporte e o lanche.

Segundo Silvia, as merendeiras possuem um papel extremamente importante no processo educacional. Mais do que fazer pratos bem distribuídos e arrumados, são elas que recebem os alimentos nas escolas dos fornecedores de insumos para a merenda escolar. Por isso, são preparadas para avaliar as condições dos alimentos, decidindo até pela recusa ou reposição se o produto apresentar alguma dúvida em relação à qualidade.

As merendeiras também ajudam a dar um retorno para a Secretaria de Educação sobre a aceitação dos alunos de determinados alimentos. “Elas introduzem o alimento na merenda e avaliam como os alunos receberam, se gostaram ou não. A gente sabe que não é hábito para alguns alunos consumirem determinados alimentos. Mas a gente precisa incentivar”, comentou Silvia.

Ana Peruchi acrescentou, destacando o comprometimento das servidoras com o trabalho prestado. “As nossas merendeiras têm amor por nossos alunos. Elas criam um vínculo tão grande com eles que conhecem os hábitos e gostos de cada um”, apontou.