Iafa (Instituto de Apoio à Família) passa a administrar o UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste.

Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 3 de fevereiro de 2023

iafa-instituto-de-apoio-a-familia-passa-a-administrar-o-upa-unidade-de-pronto-atendimento-da-zona-leste

Após um rigoroso processo de classificação e seleção, a Prefeitura assinou, no último dia 13 de janeiro, um contrato de chamamento público com a organização social Iafa (Instituto de Apoio à Família) que, a partir de agora, passa a administrar o UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste.
Segundo o prefeito Paulo Silva e a secretária municipal de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, o objetivo principal dessa iniciativa é melhorar o atendimento de urgência e emergência à população mogimiriana.
Outros pontos destacados por eles foi que a “nova UPA” terá um laboratório de análises clínicas próprio e independente do Laboratório Municipal. “Os resultados serão mais rápidos, o que facilita o atendimento médico”, salientou o prefeito.
“Também teremos laudo de raio-x por telemedicina, ou seja, o exame será acompanhado de um parecer de um radiologista que, por sua vez, será encaminhá-lo ao médico plantonista”, destacou Clara. Ela também revelou que o Iafa será responsável pela manutenção do prédio da UPA, dos móveis e até equipamentos existentes no local.
“Inclusive a compra de insumos e medicamentos”, acrescentou Patrícia Santon, coordenadora da Saúde  da Secretaria. Outra vantagem citada pelas autoridades municipais em relação à administração do Iafa é a utilização do prontuário eletrônico, que será padrão nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município.
Todo paciente que procurar a UPA terá seu prontuário à disposição dos médicos daquela unidade. O Iafa também se comprometeu a fornecer alimentação aos pacientes e regularizar o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) do prédio da UPA. Logo após a assinatura do contrato, válido por dois anos, a Iafa já iniciou o processo de contratação da nova equipe da UPA.
Ao todo serão 67 funcionários, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, gestores administrativos, técnico de raio-x, dentre outros, além de 36 médicos e dois coordenadores médicos. Os antigos funcionários da UPA, contratados por meio do Consórcio Intermunicipal da Saúde “8 de Abril” e que demonstrarem interesse em continuar trabalhando naquela unidade, devem procurar o Iafa.
Nesta sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5), a entidade estará selecionando, no auditório da Secretaria de Saúde, os mais de 600 currículos que foram encaminhados.
De acordo com Patrícia Santon, em virtude do alto índice de absenteísmo, o processo de seleção teve que ser antecipado para não prejudicar os trabalhos na UPA.
O Iafa, fundado em 1994 em Osasco, na Grande São Paulo, é uma organização social de direito privado, sem fins lucrativos e de caráter social. A OS atua na gestão da saúde pública, privada e assistência social, em UPAs, unidades de Atenção Básica de Saúde, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), prontos-socorros, maternidades, dentre outros estabelecimentos de saúde e assistência social.
Atualmente, com mais de 50 mil associados, a entidade tem na promoção da defesa do meio ambiente, e nas ações que auxiliem no processo de transformação da realidade social, ampliando o acesso à saúde, assistência social, educação e cultura, seus principais focos de atuação.

iafa.jpg
upa.jpg