Cidade mais segura e iluminada: uso da tecnologia LED avança pela cidade

Secretarias: Serviços Municipais
Data de Publicação: 1 de fevereiro de 2023
Fotos: Assessoria de Comunicação

cidade-mais-segura-e-iluminada-uso-da-tecnologia-led-avanca-pela-cidade

Iniciado em setembro do ano passado, o serviço de substituição total das lâmpadas de vapor de sódio pelas de tecnologia LED avança pela cidade. O trabalho realizado por empresa terceirizada, com a supervisão da Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Serviços Municipais, já passou por bairros da Zona Norte e da Zona Leste, e tão logo conclua essa região, irá migrar para a Zona Sul.

Visando mais eficiência e a otimização do dinheiro gasto com energia elétrica, a Prefeitura pretende renovar em 100% o sistema de iluminação pública com tecnologia LED. Com a substituição, a economia em consumo de energia pode chegar a 75%. As atuais lâmpadas de sódio necessitam de reatores para sua ignição e funcionamento, o que pode levar até 15 minutos para o reacendimento completo, após uma oscilação de energia, por exemplo.

Já o LED é resistente a vibrações, não possui problemas de queima ou falha de filamentos, pois usa um chip para ser acionado, e tem vida útil quatro vezes maior, se comparada às de sódio. Além de maior eficiência e área de cobertura, o que oferecerá à população maior sensação de segurança.

Segundo levantamento feito pela Elektro, há 18.166 pontos de iluminação em Mogi Mirim. Desse total, em mais de 1.700 já houve a troca de lâmpadas de vapor de sódio por LED. O serviço foi realizado em bairros do Alto do Mirante (Parque dos Laranjeiras, Mogi Mirim II, Jardim Europa, Jardim Conquista, Sehac e Vila Dias); Morro Vermelho (Jardim Guaçu Mirim, Parque do Estado II e Residencial do Bosque); Planalto (Jardim Planalto e Residencial Floresta); Chácaras São Francisco (Sol Nascente); Tucura (Santa Luzia, Parque Esperança, Jardim América, Santa Helena, Vila Rádio, Aurora, Santa Clara, Flamboyant, Jardim Helena, Copacabana, Bicentenário e Luciana).

É importante destacar que muitos dos pontos de iluminação já receberam lâmpadas de LED nas manutenções realizadas pela equipe da Secretaria de Serviços Municipais, pois desde 2021, a pasta utiliza dessa tecnologia nos reparos feitos no sistema. Nesse sentido, em bairros como o Planalto Mirim, Novacoop e Sbeghen 1 e 2, a substituição foi feita já em 2021.

E agora, serão as praças que ainda não contam com as lâmpadas de LED que receberão o serviço. Uma ação será direcionada pela SSM com sua equipe própria de manutenção a essas áreas públicas.

Para solicitação dos serviços de manutenção de iluminação, a secretaria possui três canais de comunicação: os telefones 3805.2132 (WhatsApp) e 0800.773.2132, e o aplicativo Mogi Digital.