Notícias

Mogi Mirim recebe duas novas ambulâncias com UTI Básica e UTI Avançada

Secretarias: Governo
Data de Publicação: 17 de janeiro de 2017


mogi-mirim-recebe-duas-novas-ambulancias-com-uti-basica-e-uti-avancada

Sem intermediários, Mogi Mirim foi contemplada na tarde dessa terça-feira (10) com duas ambulâncias em cerimônia realizada em São Paulo, com as presenças do Ministro da Saúde, Ricardo Barros e o Governador Geraldo Alckmin.

Elas serão disponibilizadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e possuem equipamentos que a distinguem como UTI Básica e UTI Avançada. Atualmente, o município já possui dois veículos de atendimento móvel com essa mesma estrutura de prestação de serviço de urgência e emergência. “Com mais essa conquista, houve a renovação em 100% da frota do SAMU em Mogi Mirim”, destacou o secretário de Saúde que compareceu na capital paulista como representante do município.

Os dois veículos possuem equipamentos essenciais ao salvamento da vítima. No entanto, no suporte avançado há também desfibrilador e ventilador mecânico que viabilizam a respiração artificial do munícipe atendido. Eles são considerados aparatos de salvamento essenciais, pois em situações urgentes, são questões de segundos que chegam a salvar o munícipe.

As ambulâncias deverão ser documentadas. Após, será realizado o seguro dos veículos. A previsão é que ainda na segunda quinzena de janeiro os procedimentos sejam concluídos.

No município, no decorrer de 2016, o SAMU em Mogi Mirim realizou, em média, 355 atendimentos básicos. Já com os recursos avançados, o índice chegou a 82 ocorrências. No total, houve o trabalho do SAMU em 5.242 casos.

 

Disque 192

O objetivo do SAMU 124 é oferecer serviços de resgate por 24h e socorrer rapidamente os pacientes com necessidade de serem levados às unidades prestadoras de serviços de urgência ou emergência.
O SAMU é acionado mediante a ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

 

Serviços

O SAMU possui especialistas e técnicos capacitados para atendimentos nos seguintes casos: ocorrência de problemas cardio-respiratórios, casos de intoxicação exógena, queimaduras graves, ocorrência de maus-tratos, trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, em tentativas de suicídio, crises hipertensivas, quando houver acidentes/traumas com vítimas, afogamentos, casos de choque elétrico e em acidentes com produtos perigosos.