Estrutura Administrativa

Bem-Estar Animal - BEA

Categoria: Órgãos
Secretaria responsável: Meio Ambiente
Horário de atendimento: Segunda-feira a Sexta-feira: 08:00 às 17:00
Endereço: Rua Joaquim Dias Guerreiro, 111 - Mirante
Telefone: (19) 38045005

Conscientizar a população quanto aos cuidados necessários com os animais domésticos, protegê-los e oferecer assistência são funções da Coordenadoria do Bem Estar Animal, ligada à Secretaria de Sustentabilidade Ambiental.

O órgão promove feiras de adoção, realiza castrações e proteção dos cães e gatos errantes que não possuem proprietários, responsáveis ou cuidadores. Seu objetivo é promover e estimular a guarda responsável, prevenindo situações de maus tratos e abandono. Tem como missão zelar pela integridade física dos animais do município e pelo controle populacional de animais domésticos.

A Coordenadoria do Bem Estar Animal não recebe animais que estejam saudáveis e que possuem proprietários definidos. Abandono e maus tratos de animais são crimes e devem ser denunciados.

 

Serviços prestados

- Atendimento de animais em situação de abandono;
- Localização de animais perdidos e devolução aos proprietários;
- Realização de castrações, dando prioridade para fêmeas e animais comunitários, errantes e em lares provisórios (cães e gatos) e de famílias em vulnerabilidade social comprovada;
- Promoção de campanhas de doação responsável;
- Conscientização da população quanto à posse responsável, maus tratos, abandono e cuidados necessários com os animais (vacinação, doença, zoonoses, castração);
- Atendimento veterinário para animais que pertencem à famílias em vulnerabilidade social (somente atendimento de baixa complexidade).