Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

Secretaria de Saúde

21/03
2019
0 comentários

Zona Leste terá ação de combate à dengue; município já registra 63 casos positivos

O município contabiliza 63 casos positivos de contágio pelo Aedes aegypti, o mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Deste total, o índice corresponde 35 registros masculinos e 28 femininos em todas as regiões da cidade. Os dados constam em relatório semanal divulgado pela Vigilância em Saúde (VS) nesta quinta-feira (21), abrangendo de 1º de janeiro a 20 de março.

O maior número corresponde entre a faixa etária de 15 a 59 anos (43), enquanto na terceira idade os casos diminuem (11) e ficam ainda menor nas idades de 6 a 14 anos (6) e entre zero e cinco anos (3).

Ainda de acordo com os dados, a região com mais concentração de casos é a zona Leste, constando 26. Na sequência, a região Norte detém 15, seguida pela zona Oeste com 9 registros, enquanto a região Sul registrou 7 casos e o Centro possui 6. Não há nenhuma ocorrência de contágio por zika e chikungunya.

Casos confirmados de dengue

Total

Sexo

Idade

Região

Masc.

Fem

Até 5 anos

3

Leste

26

6 a 14

6

Norte

15

15 a 59

43

Oeste

9

63

35

28

60 acima

11

Sul

7

Fonte: Vigilância em Saúde (1/1 a 20/3)

Centro

6

Após a confirmação dos casos – que deve seguir protocolos orientados por órgão de saúde, a Secretaria de Saúde organiza as visitas “casa a casa” por agentes comunitário de saúde e de endemias na região do foco, além de realizar busca ativa a fim de detectar novos casos suspeitos. Também é intensificada a busca ativa na área e o controle de criadouros.

“Os números devem servir como alerta à população. O trabalho de vigilância no quintal, nas calhas ou em qualquer área ou objeto que possa servir de criadouro deve ser constante”, destacou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Joalice Franco.

Operação Zero

Sob coordenação da VS e com participação de diversas Secretarias Municipais, mais uma ação de combate ao Aedes aegypti será realizada no próximo sábado (23).

A Operação “Zero Aedes Zero Sujeira” será iniciada a partir das 9h00 na zona Leste – região com o maior índice de casos positivos – e deverá abranger os bairros Sehac, Jardim Quartieri, Vila Universitária, Vila Dias, Jardim Elite e Mirante.

Compartilhe:

0 Comentários

Ainda não foram feitos comentários.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

CAPTCHA security code

Jornal Oficial

Cadastre-se para receber novidades

Seu e-mail estará seguro conosco.
Nós não iremos compartilhar suas informações!