Secretaria de Planejamento Urbano

Trânsito faz operação de manutenção e a troca para lâmpadas LED nos semáforos

Na garantia de mais segurança aos pedestres e motoristas, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Serviços iniciou uma operação de manutenção nos semáforos localizados em diversos pontos da região central.

Na terça-feira (1), os trabalhos foram realizados no equipamento localizado entre as ruas Chico Venâncio e José Bonifácio. Ele está funcionando.

Nesta quarta-feira (2), servidores já realizavam a troca das lâmpadas convencionais por LED, nas sinalizações para condutores quanto para pedestres, no cruzamento das ruas Conde de Parnaíba e Dr. Ulhoa Cintra.

Na sequência, os trabalhos serão efetivados nos equipamentos disponibilizados na esquina da rua Padre Roque, defronte ao coreto na Praça Rui Barbosa. A previsão é que os aparelhos próximos à Praça Floriano Peixoto (Jardim Velho) também sejam beneficiados com a operação.

O secretário da Pasta, Vitor Coppi destacou que as novas lâmpadas de LED são melhores pois possuem baixo consumo de energia; a luz emitida é monocromática, fazendo que não sejam necessários filtros para se obter uma determinada cor e a vida útil é maior.

Ele ainda apontou que os serviços de manutenção é uma reivindicação antiga da população que, vez ou outra, se defronta com alguns equipamentos em sinal intermitente, ou seja, a luz amarela piscando sem parar.

“Algumas vias de intenso fluxo, como o cruzamento entre as avenidas 22 de Outubro e Brasil representaram por vezes esse cenário aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, detectou.

Para o início da operação foi realizado previamente um estudo pela direção da Pasta. O diagnóstico apresentou um resultado contrastante.

“Os semáforos no município foram divididos em duas partes: uma parte é totalmente monitorada por computadores, enquanto a segunda é ainda manual.

Essas diferenças dificultaram os consertos que deveriam ter sido realizados periodicamente, apontou.

A complexidade é que apenas duas empresas industrializam os acessórios e os semáforos. A cada complicação deve ser contatada a companhia responsável, pois as companhias não possuem representantes.

“Esse é o caso do semáforo localizado na rua Jorge Tibiriçá com a rua Padre José. Desde o acidente que derrubou o poste, o equipamento está sem funcionamento e estamos aguardando a entrega”, explicou. A peça foi requisitada e a previsão é que seja entregue em até 20 dias.

“É um serviço moroso, requer tempo, mas estamos realizando. O trânsito precisa fluir e os semáforos contribuem para as melhorias, trazendo benefícios à população”.

Operação de manutenção dos semáforos no município

Trocas por lâmpadas LED

Consertos de aparelhos

Área já beneficiada