Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

Secretaria de Educação

17/04
2019
0 comentários

Semana da Leitura movimenta rede municipal de ensino

Desenvolver comportamentos leitores e a criatividade, incentivar o hábito pela leitura e colaborar para a busca pela informação foram atividades desenvolvidas junto às famílias e alunos da rede municipal de ensino durante a Semana Literária, evento proposto pela Secretaria de Educação com enfoque voltado às práticas de leitura. Paralelo às atividades organizadas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e nos Centros Municipais de Primeira Infância (CEMPIs), Professores, Educadores e Gestores participaram de palestras com autores de livros e profissionais especializados em leitura.

A Semana Literária faz parte do calendário da Secretaria de Educação desde 2007, após aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal instituindo, sempre no mês de abril, uma semana com atividades especialmente voltadas à leitura.

Cada unidade pôde desenvolver sua própria programação. Ao longo da semana os alunos ouviram contação de histórias, participaram de oficinas, brincadeiras literárias e demais atividades. “Provocamos a temática de incentivo à leitura, com contação de histórias, oficinas e palestras. A ideia é mostrar que é uma atividade, além do aprendizado diário, capaz de provocar a leitura familiar, a reflexão”, explicou a secretária de Educação, Flávia Rossi.

Conversas Literárias

Dentro da programação, a Secretaria de Educação promoveu a chamada “Conversas Literárias”, com palestras organizadas no Centro Municipal de Aperfeiçoamento do Magistério Antônio de Souza Franco, a Estação Educação.

A programação contou com a participação do Booktuber Douglas Gonçalves, do site LiteralMente, influenciador digital responsável por movimentar a comunidade de leitores por meio da internet, com dicas, troca de informações e debates acerca de publicações literárias.

Daniel Menin, autor do livro “Dizem que toda caverna é assim” levou ao público suas experiências em cavernas e trilhas, adquiridas em viagens por todo o país. O estilo aventureiro, através de visitas a pontos de difícil acesso e pouco explorados fez parte da roda de conversas com professoras e demais funcionárias da Secretaria de Educação.

A palestra “Planos de Aula que apoiam a leitura da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, com a coordenadora Camila Camilo, também integrou a agenda das conversas literárias.

Brinquedoteca

Uma manhã de atividades educativas e recreativas, com brincadeiras às crianças na Brinquedoteca Municipal Eugênio Scomparim, no último sábado, encerrou a programação. Cerca de 80 crianças, entre 4 e 10 anos, puderam ouvir histórias e aproveitar das opções de lazer e entretenimento oferecidas no espaço lúdico, como a réplica do Coreto e a Igreja Matriz de São José, playground formado por escorregadores, piscina de bolinhas e parque de diversões, além de salas de jogos, jogos eletrônicos, xadrez, tênis de mesa e damas.

Fotos: divulgação

Compartilhe:

0 Comentários

Ainda não foram feitos comentários.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

CAPTCHA security code

Jornal Oficial

Cadastre-se para receber novidades

Seu e-mail estará seguro conosco.
Nós não iremos compartilhar suas informações!