Secretaria de Relações Institucionais

Área do Centro de Saúde será revitalizada e preservada com o Espaço 250 Anos

Mogi Mirim terá uma área revitalizada na região central, que dará lugar a um local de lazer e atividades para a população: o Espaço 250 Anos. Por meio de um projeto doado pelo Coletivo 4M – grupo formado por arquitetos e outros profissionais –, ao município, a área do antigo Centro de Saúde, na Avenida Santo Antônio, será o mais novo espaço multiuso da cidade, já que estará ligada ao Centro Cultural “Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”, que também será reformado.

A área foi doada pelo Estado no ano passado e com aval do Cedoch (Centro de Documentação Histórica Joaquim Firmino de Araújo Cunha) será revitalizada, sem que se percam as características do prédio da década de 60, considerado de relevância histórica para o município.

Dessa forma, pelo projeto, serão preservadas as colunas e vigas do imóvel e utilizado material das partes retiradas para o projeto de revitalização na área entre as avenidas Brasil e Santo Antônio. No local também será construído um obelisco idealizado pelo artista plástico e historiador Tóride Celegatti, feito especialmente em comemoração aos 250 anos de Mogi Mirim.

Preservação

Técnicos da Secretaria de Obras e Habitação Popular já deram início à separação de materiais que deverão ser reutilizados na praça e removeram algumas paredes. Após essa etapa, será contratada a empresa que realizará a obra.

O projeto não prevê a demolição total do atual prédio, preservando fachadas, colunas e vigas, a fim de manter a preservação arquitetônica e histórica da construção. Será instalado piso drenante e o paisagismo será idealizado para que a manutenção seja mínima. Também haverá um palco destinado às atividades culturais. A expectativa é que o Espaço 250 Anos seja entregue para o aniversário da cidade, em 22 de outubro.