Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

Secretaria de Saúde

05/03
2018
0 comentários

Próxima “Operação Zero: Zero Aedes, Zero Sujeira” será nas zonas Oeste e Norte

No próximo sábado (10), a mega ação de combate ao Aedes aegypti acontecerá em diversos bairros localizados nas regiões Oeste e Norte. De acordo com a programação elaborada pela Secretaria de Saúde, os trabalhos de prevenção à dengue zika e chikungunya serão no Parque da Imprensa, Nova Santa Cruz, Murayama I e II, Jardim Califórnia e Jardim Nossa Senhora das Graças.

Serão disponibilizados cerca de 100 agentes de Saúde para as visitas às residências a partir das 9h00. A ação é organizada pela Saúde em parceria com diversas Pastas municipais.

A iniciativa tem por objetivo remover os criadouros do mosquito. “Esse serviço é apenas para a coleta de equipamentos que sirvam de criadouro, ou seja, é uma ação preventiva. Não é descarte de entulhos, então, a população não deverá disponibilizar sofás, geladeiras, etc”, explicou a secretária da Pasta, Rose Silva.

Ela alertou que a conscientização dos cidadãos devem ser permanente. “Sabendo que orientação e sensibilização nunca são demais para combater o Aedes”, destacou.

A solicitação é que os moradores estejam dispostos a ajudar no combate à dengue. “A Saúde pede a colaboração dos munícipes, pois com ou sem chuvas, há o risco de contágio. É importante a visita dos agentes nas residências, no sentido de verificar a existência de focos do mosquito, além de orientar o morador sobre a doença”, destacou. Para ela, “o trabalho realizado pela equipe de Saúde só funcionará se a população também fizer a sua parte”.

Transmissão

A Dengue, Chikungunya e Zika Virus são transmitidas através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti (ambos da família de pernilongos) infectados com o vírus da doença. Por isto, o combate é mais eficaz se for evitado que a fêmea coloque seus ovos, pois assim, serão eliminados os criadouros. A transmissão nos mosquitos ocorre quando estes sugam o sangue de um indivíduo já infectado com o vírus da doença.

Sintomas

No corpo humano, os sinais da doença só começam a surgir após o período de incubação, que pode durar de 3 a 15 dias. Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores e manchas pelo corpo.

Já na forma hemorrágica, além dos sintomas citados, o paciente pode ter sangramentos e, em alguns casos, o óbito. Ao suspeitar dos sintomas da dengue, o indivíduo deve procurar imediatamente o serviço de saúde (UBS) mais próximo.

Prevenção

A única forma de se prevenir contra a doença é eliminar os locais com acúmulo de água que são propícios para a reprodução do mosquito.

Algumas medidas são fundamentais:

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;

– Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;

– Guarde garrafas sempre com a boca para baixo;

– Remova galhos, folhas e tudo o que possa impedir a água de escorrer pela calha;

– Guarde pneus em locais cobertos e abrigados da chuva;

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

– Mantenha piscinas sempre limpas e cloradas;

– Mantenha Calhas sem sujidade evitando o acumulo de água;

– Cuidado com acumulo de água na drenagem dos refrigeradores.

Compartilhe:

0 Comentários

Ainda não foram feitos comentários.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

CAPTCHA security code

Jornal Oficial

Cadastre-se para receber novidades

Seu e-mail estará seguro conosco.
Nós não iremos compartilhar suas informações!