Previsão do tempo Mogi Mirim, SP

Secretaria de Meio Ambiente

Para garantir segurança, árvores serão erradicadas na Praça da Criança

A Secretaria de Meio Ambiente, a fim de priorizar a segurança da população, realizará os serviços de podas e remoção de árvores na Praça da Criança, localizada no Jardim Longato. A ação consta em documento elaborado pela direção da Pasta com a aprovação do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente).

Na prática, técnicos do órgão municipal realizaram vistoria técnica no local e constataram a existência de diversas árvores em situação precária, o que requer a supressão ou podas.

O serviço se torna necessário em decorrência do estado fitossanitário das árvores, isto é, algumas podem cair inteiras ou perder os galhos gradativamente sobre as vias públicas, pedestres, bens particulares ou equipamentos públicos.

Também devido a podas ou cortes irregulares, as árvores podem apresentar ocamento aparente ou apenas poucas vitalidades nas folhas. Outra situação constatada é devido a inclinação atípica e gradativa do tronco, o que permite o desequilíbrio da copa. Todo o diagnóstico aponta que o trabalho contribuirá para evitar quaisquer acidentes.

Pelo relatório, mais de 160 árvores receberão as podas de manutenção, enquanto cinco delas deverão ter a poda drástica e mais de uma dezena serão erradicadas.

A previsão é que os trabalhos sejam iniciados a partir da próxima semana e seguirão as normas estabelecidas pelo Plano Municipal de Arborização Urbana, em vigor desde 22 de agosto de 2011. Ela estabelece em quais condições podem ser feitos os cortes de galhos e remoções de árvores dentro do perímetro urbano.

Segundo a direção da Pasta, é fundamental as pessoas se conscientizarem sobre a importância nos cuidados ambientais, quanto zelo na convivência homem/natureza, sendo a árvore extremamente essencial, desde que cuidada.

Dados Técnicos do relatório da Praça da Criança

Quantidade de árvores