Nova busca ativa de escorpião no cemitério é feita pela Vigilância

Na noite de segunda-feira (26), técnicos da Vigilância em Saúde (VS) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram a 2ª operação de captura de escorpiões no cemitério durante o mês de novembro. A vistoria resultou na captura de 324 escorpiões.

No embate aos animais peçonhentos, o órgão tem trabalhado em ações de busca ativa, já que o Ministério da Saúde não regulamentou nenhum tipo de veneno para combatê-lo. A explicação é que esses animais desempenham papel importante no equilíbrio ecológico como predadores de outros seres vivos, devendo ser preservados na natureza.

Já nas áreas urbanas, há medidas que podem ser adotadas para evitar a sua proliferação, dentre as quais, ações de controle, captura e manejo ambiental. Nas residências, a precaução é fechar os ralos e colocar as soleiras nas portas, além de manter a limpeza.

Soro

Em casos de acidentes, a recomendação é que a vítima seja levada ao pronto atendimento o mais rápido possível. A UPA está abastecida com o soro antiescorpiônico e, caso o médico recomende o uso, o paciente receberá a dosagem prescrita. Apenas o médico poderá avaliar se há necessidade de aplicação do soro ou não.

Fotos: divulgação