Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

Secretaria de Saúde

15/10
2018
0 comentários

No combate ao benzeno, fiscalização é intensificada nos postos de gasolina

O Dia Nacional de Luta contra a exposição ao Benzeno, comemorado em 5 de outubro, estimulou a Vigilância em Saúde a intensificar as campanhas “Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático!” e “Benzeno não é flor que se cheire”.

A iniciativa já está em andamento e tem por objetivo a fiscalização em postos de combustíveis, além de conscientizar a população que o perigo da gasolina não se resume a ser inflamável.

O planejamento elaborado pela equipe técnica deverá atuar em duas frentes. Uma delas será o fortalecimento das orientações aos frentistas dos postos de combustíveis sobre os danos à saúde provocados pela inalação dos vapores da gasolina durante o abastecimento de veículos.

A outra frente é informar aos munícipes, principalmente os motoristas, referente aos danos causados aos veículos e ao meio ambiente quando se abastece além do travamento automático da bomba, isto é, “até a boca”.

Em janeiro deste ano foi sancionada a lei estadual nº 16.656/2018 proibindo que os postos de gasolina continuem o abastecimento de combustível nos veículos, mesmo após acionada a trava de segurança da bomba.

A data sobre o cuidado quanto à exposição ao benzeno foi criado como uma homenagem ao operador Roberto Viegas Krappa, da refinaria de Presidente Bernardes, em Cubatão. Ele morreu em 5 de outubro de 2004, por leucemia mielóide aguda em decorrência da alta exposição à substância.

Foto: divulgação

Compartilhe:

0 Comentários

Ainda não foram feitos comentários.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

CAPTCHA security code

Jornal Oficial

Cadastre-se para receber novidades

Seu e-mail estará seguro conosco.
Nós não iremos compartilhar suas informações!