Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

Secretaria de Saúde

08/03
2018
0 comentários

Mutirão vai avaliar necessidade de prótese dentária

Mutirão vai avaliar necessidade de prótese dentária

Os pacientes que precisam de uma prótese dentária total, a popular dentadura, devem aproveitar a oportunidade promovida pela Secretaria de Saúde. No próximo sábado (10), a Pasta realizará um mutirão para avaliação de pacientes no CEM (Centro de Especialidades Médicas), a partir das 8h00. O atendimento clínico será encerrado às 12h00. Para a realização do procedimento, os interessados deverão apresentar os documentos pessoais e o cartão SUS. Após o exame os pacientes serão cadastrados e convocados para realização do serviço junto a rede pública.

A ação visa realizar uma avaliação da necessidade de uso de prótese total e condições para realização da mesma.

Saúde bucal

A saúde bucal e os cuidados com ela em um paciente desdentado são importantes para manter uma adequada mastigação, fala, aparência e bem-estar psicológico. A ausência dos dentes naturais leva à desarmonia do sistema estomatognático, que pode ser perpetuada pelo uso de próteses totais insatisfatórias, aumentando a possibilidade de desconforto, dor e dificuldade na utilização das mesmas bem como o aparecimento de lesões na cavidade bucal.

No Brasil, segundo dados do Ministério de Saúde, a gravidade do problema do desdentado total é aumentada com o incremento da faixa etária. Pode-se observar que os jovens (15 a 19 anos) não apresentam praticamente perda dos dentes que os levem ao uso de próteses totais, enquanto que para os adultos jovens (35 a 44 anos) 40% necessitam desse tratamento, e para os indivíduos mais velhos (acima de 50 anos) quase 80% da população necessitam de próteses totais relacionados à qualidade das mesmas tais como: arranjo dos dentes anteriores, distância interoclusal, estabilidade das próteses totais mandibulares, oclusão, articulação, retenção da prótese mandibular e extensão da borda da prótese mandibular.

Dessa forma, o objetivo desse mutirão será avaliar as condições e tempo de uso das atuais próteses totais utilizadas por diferentes idosos, e encaminhá-los para confecção de novas quando necessário.

Compartilhe:

0 Comentários

Ainda não foram feitos comentários.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

CAPTCHA security code

Jornal Oficial

Cadastre-se para receber novidades

Seu e-mail estará seguro conosco.
Nós não iremos compartilhar suas informações!