Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

Secretaria de Educação

10/07
2019
0 comentários

Motoristas da Educação recebem capacitação sobre direção defensiva e cuidado com alunos

Motoristas da equipe de transporte escolar da Secretaria de Educação passaram, nesta quarta-feira (dia 10), por uma capacitação relacionada à direção defensiva e cuidados na locomoção de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

A palestra, aplicada no Centro Municipal de Aperfeiçoamento do Magistério Antonio de Souza Franco, a Estação Educação, pela instrutora de trânsito da GCM (Guarda Civil Municipal) e conselheira da junta administrativa de recursos de infração, Elaine Navarro, abordou dicas de prevenção no transporte dos estudantes, importância de uma manutenção efetiva nos veículos da frota municipal e orientações voltadas ao trânsito.

Exemplos sobre descumprimento de normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como ultrapassar em locais não permitidos, excesso de velocidade e imprudência foram expostos através de slides e vídeos, assim como testes práticos organizados na própria sala de palestra.

O encontro, dividido por etapas e que será estendido a um novo grupo de motoristas, é aplicado justamente durante o recesso escolar das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância (Cempis), que retornam às aulas no dia 30 de julho.

Pilares da direção defensiva fizeram parte da palestra. Os motoristas puderam se reciclar e compreender situações em que a direção segura torna-se essencial no dia a dia de trabalho. Condições adversas de luz e tempo, como penumbra, direção noturna, chuva, neblina, cerração, aquaplanagem, ventos e fumaça proveniente de queimadas integraram o conteúdo da capacitação.

Elaine apresentou ainda um material alusivo a condições adversas de vias, marcada por aclives e declives, falta de acostamento e realização de obras, além de dificuldade na direção em horários de pico e períodos do ano de grande circulação de carros e pedestres. Locais corretos de parada para o embarque e o desembarque e o estado físico ou mental tanto dos motoristas como dos passageiros foram outros tópicos abordados. Tudo tinha como objetivo alertar os profissionais e prevenir acidentes ou imprevistos no trânsito.

“A palestra faz parte do projeto Direção Segura, da Guarda Municipal, e que dentre diversos temas, trata sobre a direção defensiva. É sempre importante os motoristas se atualizarem, porque além de se preocupar com o veículo e a direção, devem ter atenção com o transporte das crianças, estar atentos a diversas situações. Essa reciclagem precisa ser constante, as leis mudam e os profissionais necessitam entender tudo isso”, destacou Elaine.

Fotos: divulgação

Compartilhe:

0 Comentários

Ainda não foram feitos comentários.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

CAPTCHA security code

Jornal Oficial

Cadastre-se para receber novidades

Seu e-mail estará seguro conosco.
Nós não iremos compartilhar suas informações!