Mais de 2 mil casas são visitadas em ação de combate à dengue

A Vigilância em Saúde (VS) divulgou na terça-feira (3) os resultados da Operação “Mosquito Zero” realizada na zona Norte no último sábado (30).

Aproximadamente 70 servidores – ACS (agente comunitário de saúde), ACE (agende de combate a endemia), enfermeiros – visitaram 2.128 residências. Paralelamente, ajudantes gerais auxiliavam os motoristas na coleta de lixo e entulhos.

De acordo com a coordenadora da VS, Joalice Franco, o recolhimento de materiais foi necessário, senão poderiam viabilizar o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. No total, foram coletados oito caminhões de detritos

Ainda segundo o relatório, 1.594 estavam fechadas ou os moradores não permitiram a entrada, impedindo que os agentes de saúde pudessem verificar possíveis criadouros e orientar as famílias.

A mobilização teve início às 7h30 a partir do cruzamento entre a Rua do Tucura e a Avenida Brasil. As atividades foram estendidas até a região do Novacoop às 13h00. Foram beneficiados as regiões dos bairros Tucura, Parque Esperança, Santa Luzia, Jardim Bicentenário, Santa Clara, Jardim Flamboyant, Jardim Planalto, dentre outros.

A campanha é resultado de parceria entre a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Serviços e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Foto: divulgação