Maio Amarelo: alunos de EMEB’s participam de ação sobre cidadania, trânsito e defesa civil

Parceria firmada entre as Secretarias de Educação e de Segurança Pública viabilizou atividades de conscientização sobre cidadania, trânsito e defesa civil aos alunos do 4º ano na rede municipal de saúde.

Iniciada durante o Maio Amarelo – alusivo ao tema No Trânsito, o Sentido é a Vida – o projeto “Protetor e Amigo” começou na sexta-feira (10) na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Alfredo Bérgamo (Caic) e reuniu aproximadamente 70 alunos. A ação preventiva prosseguirá até setembro, quando está programada a Semana Nacional de Trânsito.

Coordenada por GCM’s (Guardas Civis Municipais), o objetivo é formar os estudantes sobre a importância de serem responsáveis no trânsito como pedestres, além de repassarem as informações junto aos familiares e a comunidade.

“Devido ao Maio Amarelo, estamos dando um enfoque maior ao trânsito, ensinando as crianças a se portarem de maneira segura, em saber como é o trabalho realizado pelo agente de trânsito, como é feita a sinalização manual (gestual) e os apitos utilizados pelos agentes. Também é ensinado como recorrer aos serviços de emergência de maneira segura e consciente”, destacou o secretário de Segurança Pública, José Luiz da Silva.

Defesa Civil

Sobre a Defesa Civil também são ensinadas as regras de boa convivência em sociedade, a fim de serem evitadas ocorrências como alagamentos, inundações, o uso do cerol, a queima de lixo e a separação sustentável do lixo. Durante as palestras são fornecidos materiais educativos da Defesa Civil Estadual, composto por cartilhas com jogos, além da realização de pinturas.

Fotos: divulgação