Previsão do tempo Mogi Mirim, SP

Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

Secretaria de Educação

06/07
2017
0 comentários

Laços familiares entre pais e filhos são beneficiados com recesso e férias

“O período em que os pais ficam junto com os filhos aprofunda o relacionamento, fortalece os laços familiares, então, considero fundamental”, declarou Talita Passos, no Cempi “Maria de Lourdes Ferraz Guimarães”, localizada no bairro Linda Chaib. Ela é mãe de Manoela (4) e Lorena (2). A última está matriculada no Cempi.

O depoimento reforça o que especialistas como pedagogos e psicólogos enfatizam ao afirmar que, mesmo as crianças permanecendo por até nove horas diárias no Cempi (Centro Municipal de Educação Infantil) brincando com outras crianças e interagindo com os educadores, elas sentem falta de “estar” e “brincar” com seus familiares.

“É importante para as crianças terem o direito, pois elas devem ter a oportunidade de estimularem o vínculo familiar. E a presença do adulto, seja o pai, a mãe ou responsáveis fortifica esse elo garantindo à criança um crescimento baseado na confiança adquirida pela convivência contínua, além dos pais vivenciarem a infância da criança de maneira prazerosa”, explica a secretária de Educação, Flávia Rossi.

Neste sentido, é fundamental o aproveitamento dos momentos de férias e recesso escolar para interagir e brincar com filhos. “São momentos que devem ser vistos como um tempo para a expressão, o compartilhar, o descobrir, e possibilitar às crianças a vivência da infância de forma completa, autêntica e significativa”, destaca Flávia.

Talita também complementa que “no estreitamento dessa relação essencial, os integrantes familiares sairão com uma relação afetiva mais próxima e saudável”.

 

Desenvolvimento Infantil

As brincadeiras integram a maior parte do período em que bebês e crianças permanecem nos Cempis. O parquinho, o pátio e até mesmo as salas de aula, dependendo da idade, são espaços apropriados para a aprendizagem.

“Toda criança tem o direito de se divertir e aprender através de atividades recreativas em um ambiente lúdico e seguro, organizado de forma que incentive sua imaginação e que permita a construção de diferentes papéis, personagens e cenários”, enfatiza Flávia.

Nessas vivências, a criança assimila o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade, fazendo, por exemplo, uma caixa virar um carrinho ou uma casinha; um brinquedo do parque vira um grande ônibus onde todos passeiam juntos.

 

Aprendizagem

Umas das ações dos Cempis é a organização do “Dia da Família”. Talita destaca que a comemoração, além de aproximar o vínculo familiar, é também fundamental para a aprendizagem de como fortalecer os elos sociais.

“É um momento em que os pais e todas as crianças estão reunidas e unidas em torno de um crescimento fortificado na criação que garanta segurança aos nossos filhos”, define Talita.

No local, para garantir a aprendizagem, as crianças brincam com brinquedos estruturados, mas também com terra, pedras, água, caixas, dentre outros.

 

Ações programadas pela Secretaria de Educação para os Cempis em 2017

Capacitação para as equipes diretivas e pedagógicas e entidades conveniadas;

Realização da I Semana do Brincar, com palestras, oficinas e atividades interativas;

Instituir, anualmente, a “SEMANA DO BRINCAR”, na semana anterior ao dia 28 de maio, celebrado como o “Dia Internacional do Brincar”;

Visitas periódicas à Brinquedoteca Municipal “Eugênio Scomparin”;

Ações de integrações semanais entre as diferentes faixas etárias;

Mostra Pedagógica de “Boas Práticas” agendada para o mês de novembro;

No 2º semestre, realizar brincadeiras nos bairros entre pais e crianças, sob o tema “Brincando na Rua do CEMPI”;

Dia da Família no CEMPI que, além de ser um momento de prazer, tem o objetivo principal de mostrar e falar sobre a importância da família na vida da criança

 

Recesso escolar

A oportunidade se apropriar do tempo proporcionada pelo recesso é fundamental para que a criança desenvolva sua autonomia e tenha uma relação saudável com as horas livres para se ter um efeito positivo na vida adulta.

Deixar que a criança tenha um tempo para si mesma é outra experiência existencial rica como dormir um pouco mais ou a atribuição de responsabilidade ao participar dos preparativos e arrumar a mochila para ir a casa de um amigo ou parente.

 

Confira dicas com atividades para você curtir o recesso escolar com o seu pequeno

– este período é uma ótima oportunidade para construir a identidade da criança, quando ela está mais solta, tem mais liberdade para descobrir o que gosta de fazer; Aproveite para despertar a criatividade com brincadeiras e jogos, como passeio na praça, cinema, jogos de tabuleiro ou tomar sorvete;

– incentivar o conhecimento pedagógico durante as férias também é importante, leia um livro para a criança antes de dormir;

– quando for passear, tenha um plano, leve a bicicleta, a bola, a corda, movimentem-se;

– conhecer novos lugares ou fazer uma visita na casa de parentes aproxima as crianças de outras realidades, que não estão no seu convívio diário.

 

Enquanto isso, de 10 a 21 de julho, os Cempis e as Emebs, aproveitarão para realizar ações mais complexas não possíveis de serem concretizadas em dias letivos, como:

Dedetização

Limpeza das caixas d’àgua

Serviços de limpeza e poda de árvores

Formação e reuniões com a equipe de apoio

 

Compartilhe:

0 Comentários

Ainda não foram feitos comentários.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

CAPTCHA security code

Jornal Oficial

Cadastre-se para receber novidades

Seu e-mail estará seguro conosco.
Nós não iremos compartilhar suas informações!

Calendário