Previsão do tempo Mogi Mirim, SP

Em comemoração ao “Agosto Dourado”, Saúde faz ação sobre aleitamento materno

Na tarde desta quarta-feira (10), a Secretaria de Saúde reuniu mais de 110 participantes no evento “Fortalecer ações de promoção ao Aleitamento Materno na saúde”. A data faz alusão à semana mundial de aleitamento materno que, a partir deste ano, é denominada “Agosto Dourado”.

Reunidos na Estação Educação, a iniciativa teve por objetivo conscientizar e mobilizar os setores da sociedade para promover, proteger e apoiar a amamentação e práticas adequadas de alimentação infantil.

De acordo com a direção de Pasta, a ação contribui para que os propósitos do programa “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030” sejam alcançados.

A secretária de Saúde, Rose Silva, destacou que as evidências científicas mostram claramente que a amamentação tem um papel-chave ajudando tanto na saúde da mãe e do bebê como no enfrentamento das doenças não transmissíveis.

“O aleitamento materno é fundamental para os bebês porque nutricionalmente é completo. Não existe nenhum leite que seja igual ao leite materno, nem que o substitua, pois ele possui todas as proteínas, minerais e vitaminas que a criança precisa para ter um crescimento adequado”, explicou.

Também presente ao evento, a vice-prefeita Lúcia Tenório apontou que o leite materno é fundamental para os enfrentamentos dos problemas de nutrição cabendo as instituições e pessoas a responsabilidade de proteger o ato de amamentar como um direito humano.

O encontro teve ainda a participação da fonoaudióloga da Secretaria de Saúde e presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, Carla Borges.

Na programação, iniciada às 13h00, constavam três palestras.

“Fortalecer ações da promoção ao Aleitamento Materno na Saúde”, foi ministrada pela enfermeira da Pasta, Rosa Angela Iamarino.

Já a enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim Miriam Perciani Medeiros proferiu a palestra “A importância do Aleitamento Materno nas primeiras horas de vida”.

E o “Banco de Leite Humano” foi o tema abordado pela coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Municipal de Itapira, Juliana Simonetti Belinello.