Educação  / Notícia

As melhorias em Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) com o recurso do Programa de Apoio Financeiro Escolar (PAFE) vem garantindo uma série de melhorias na infraestrutura das unidades. Dando sequência à divulgação sobre o uso do recurso, quatro novas escolas são apresentadas nesta reportagem.

Mário Torezan

Localizada no bairro Nova Mogi, no Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Zerão, a EMEB Professor Mário Antônio Torezan (que atende 90 alunos da Educação Infantil) recebe, desde 2017, o recurso do programa financeiro escolar. De lá para cá, pôde se ver diversas mudanças na estrutura da unidade, melhorando o ambiente e oferecendo um espaço mais aconchegante a funcionários e alunos.

Reparos pontuais foram realizados na escola, como a instalação de lâmpadas led, a troca de pisos em quatro salas de aula e na secretaria, além da pintura dos cômodos, que também chegou ao corredor.

Os banheiros infantis também receberam novo piso, assim como novo revestimento. A próxima etapa será a pintura da parte externa e a substituição do piso do refeitório das crianças.

Maria Helena Torezan

A EMEB Professora Maria Helena Torezan Gomes, no bairro Parque Real, também recebeu melhorias nos banheiros, com a troca da pia, novas pastilhas e revestimento nas paredes.

A substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas led, a pintura e instalação de dois toldos, que evitam à exposição de crianças e funcionários do sol e da chuva, e a adaptação de um bebedouro, foram outros benefícios com o montante financeiro. A escola tem 121 alunos matriculados na educação infantil.

Geraldo Philomeno

Localizada no Jardim Bicentenário, a Escola Municipal Professor Doutor Geraldo Philomeno (com 335 alunos do Ensino Fundamental) é mais uma unidade a se beneficiar com a verba do PAFE.

A direção promoveu a troca do piso e pintura de 14 salas de aula e a troca das calhas em toda a escola, material agora mais resistente e de maior durabilidade. Os banheiros utilizados pelos alunos ganharam novo piso, portas e melhorias na parte hidráulica. Saboneteiras de vidro foram adquiridas e a pia da cozinha substituída. As melhorias também contaram com o recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Ministério da Educação.

O recurso do PAFE do próximo trimestre será empregado na reforma no banheiro dos professores.

Regina Tucci

A EMEB Professora Regina Maria Tucci de Campos, com duas unidades em Mogi Mirim (em um total de 509 alunos do ensino fundamental) empregou o recurso do PAFE para diversas demandas estruturais.

Na Unidade I, situada na Rua Rio de Janeiro, no bairro da Santa Cruz, houve a pintura dos brinquedos no parque infantil, troca dos pisos dos banheiros e da cozinha, pintura no refeitório, pintura das prateleiras da dispensa da cozinha, pintura do muro em frente à escola e a montagem de um novo espaço para que os alunos façam atividade na área externa.

Já na Unidade II, na Rua Presidente Rodrigues Alves, também na Santa Cruz, a direção realizou o reparo em parte do alambrado, reforma nos banheiros feminino e masculino e na cozinha, pintura do pátio, troca do telhado da casinha de boneca, novo espaço para brincadeiras e atividades, compra de lâmpadas e de tintas para a pintura do refeitório.