Assistência Social  / Notícia

A partir de terça-feira (6), o Fundo Social de Mogi Mirim abrirá o prazo para as inscrições de dois cursos gratuitos do Projeto Técnico Social (PTS). As aulas iniciarão em setembro. No dia 3 começará a oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos, enquanto que o curso de Modelagem e Costura para Iniciantes está agendado para o dia 17.

Os interessados deverão se inscrever no Fundo Social, localizado à avenida Adib Chaib, 2.250, no Espaço Cidadão, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, local onde também serão realizadas as aulas. Cada curso oferecerá 20 vagas. As aulas também acontecerão no Fundo Social, às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30. Todos os participantes recebem certificação.

Para o curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos, os alunos devem ter 18 anos e ensino fundamental incompleto, enquanto para o curso de Modelagem e Costura, os pré-requisitos dos inscritos são ter 16 anos e ensino fundamental completo e são destinados a membros da comunidade que serão atendidos pelas obras financiadas pelo PAC e executadas pelo Saae.

A iniciativa consta no convênio firmado com o Governo Federal devido as obras realizadas pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e financiadas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Em Mogi Mirim, é executado por meio de uma parceria com o Fundo Social, o Banco de Alimentos e o Senac de Mogi Guaçu.

Cursos

O curso de Aproveitamento Integral de Alimentos foi estruturado com o objetivo de possibilitar ao profissional, dentre as várias atividades, otimizar os aspectos nutricionais e controle do desperdício nas preparações culinárias.

A programação abordará às vantagens nutricionais e econômicas dos alimentos; função e classificação, além das técnicas de pré-preparo e preparo, dentre outros, bem como o reconhecimento das safras de frutas e hortaliças e a diferenciação entre alimentos orgânicos e convencionais.

Já o curso de Modelagem e Costura para Iniciantes destina-se a profissionais da área de confecção, estudantes de moda e interessados que queiram desenvolver técnicas de modelagem, corte, costura e acabamentos. Os participantes receberão orientações sobre técnicas de modelagem plana, técnicas de risco e corte do molde e do tecido e confecção de peças com base em normas técnicas.

Como resultado da formação, os alunos terão a oportunidade de modelar e montar peças básicas de confecção feminina; traçar bases, utilizando técnicas de modelagem plana; cortar peças com as técnicas de risco e corte de molde e do tecido; confeccionar peças com base nas normas técnicas, usando maquinários e acessórios apropriados para tecido plano; e manusear acessórios e equipamentos.