Administração, Suprimentos e Qualidade  / Notícia

Através do atendimento prestado pela equipe composta de médicos do trabalho, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogo, dentistas, educador físico e técnicos de enfermagem, a Prefeitura através da Secretaria de Administração tem avançado no serviço oferecido pelo Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e o Centro de Assistência Holística. Apenas no decorrer de 2018, o órgão atendeu 2.665 funcionários diagnosticados com os mais variados sintomas.

Geralmente, o tratamento é finalizado após oito semanas e, de acordo com levantamento do Sesmt, a iniciativa tem gerado saldo positivo. “O programa é viabilizado em dois meses e o servidor que a ele adere e se compromete com as recomendações médicas indica que em 90% dos casos há melhoras significativas”, destacou o secretário de Administração, Mauro Nunes.

Para se chegar a esse resultado, o coordenador do órgão, fisioterapeuta Sérgio Fernando Zavarize aponta a utilização da terapia integrativa. “Não podemos atuar somente em situações paliativas. O que preconizamos nesses atendimentos é a terapia integrativa, a fim de tratarmos o paciente como um todo, entendendo o que tem provocado a situação de desconforto”, explicou.

A todos os servidores municipais são disponibilizados gratuitamente os tratamentos psicológico, nutricional, fisioterapia, reiki, acupuntura, pilates, aromaterapia, academia, terapia manual, massoterapia, orientação ergonômica, avaliação e atendimento odontológico e reabilitação profissional do servidor mediante encaminhamento médico.

“Podemos exemplificar que através da cromoterapia, por ser utilizados óleos extraídos da própria planta, por ser tudo natural, é reduzida a ansiedade e a dor através da inalação”, definiu Zavarize.

Para ele, a iniciativa é favorável. “Visamos a melhoria da qualidade de vida do funcionário reduzindo o não afastamento ou antecipando a sua volta”, argumentou.

Tratamento

A partir da adesão a qualquer um desses tratamentos, o Sesmt origina um prontuário individual de cada paciente, sendo os exames periódicos ou casos específicos considerados crônicos a porta de entrada no acesso ao acompanhamento médico. “É uma estrutura oferecida gratuitamente que fornece bem mais de uma consulta e que é muito difícil de ser encontrado em muitos municípios brasileiros”, afirmou Nunes.

Além dos consultórios, o órgão é estruturado com consultório odontológico, nutricional e psicológico, além de academia contendo espaço apropriado para pilates. ‘E muito desses casos são para nós muito gratificantes, pois o tratamento realizado fornece melhora clínica a partir de tratamento natural e, paralelamente, o servidor mantém a rotina de trabalho”, concluiu.

Sesmt/Centro Holístico

Endereço: Rua Sergipe, 141, Saúde

Serviço de atendimento: 7h às 16h30, de segunda a sexta-feira

Contato: (19) 3806-7173 / 3804-3919

Tratamentos realizados pelo Sesmt

Psicológico

Nutricional

Fisioterapia

Reiki

Acupuntura

Pilates

Avaliação odontológica

Aromaterapia

Academia

Terapia manual

Massoterapia

Orientação ergonômica

Reabilitação profissional