Secretaria de Relações Institucionais

“Cirurgia em Dia” diminui fila de espera; mais de 200 procedimentos

O programa “Cirurgia em Dia” já tirou 234 munícipes da fila de espera de algum tipo de procedimento cirúrgico. Para atender a demanda, a Secretaria de Saúde atua em duas frentes de atendimento através de credenciamento de médicos e instituições hospitalares junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde.

Na especialidade oftalmológica, a Pasta atendeu o maior contingente de pacientes, totalizando 209 procedimentos por meio dos mutirões das cirurgias de catarata. A iniciativa requereu a contratação de dois cirurgiões. Um deles optou por negociar com a Santa Casa a utilização da estrutura disponibilizada no hospital. O outro recorre aos equipamentos distribuídos no consultório próprio.

Os demais atendimentos estão concentrados no Hospital Bom Samaritano, em Artur Nogueira. Ele foi o primeiro a se habilitar através do processo de chamamento público, uma espécie de credenciamento, requerido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde “8 de Julho”. Iniciadas em agosto, 30 operações cirúrgicas foram realizadas no local.

Cirurgias eletivas

Especialidade