Saúde  / Notícia

A Prefeitura apresentou na quinta-feira (19) as benfeitorias realizadas no Centro de Fisioterapia Dr. Florentino José Miranda, localizado ao lado do Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Avenida Adib Chaib. O prédio recebeu nova pintura, adequações das instalações, manutenção na parte elétrica e hidráulica, e novos móveis e equipamentos para os pacientes de fisioterapia. O evento contou com a presença do prefeito Carlos Nelson Bueno, do chefe de Gabinete Guto Urbini, secretários municipais e demais servidores públicos. A secretária de Educação Flávia Rossi, que dá lugar ao economista Ederaldo Moreno na Pasta da Saúde, também marcou presença.

O Centro de Fisioterapia ainda recebeu adequação da equipe da Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP). O investimento de cerca de R$ 100 mil também garante a aquisição de novos equipamentos, como de eletroterapia, voltado para a realização de tratamentos fisioterápicos, o que colabora no controle da dor, acessórios para trabalho de reabilitação de mãos, além de escada de madeira, barras paralelas e bolas, esses já disponíveis no local.

O serviço de reabitação oferece atendimento para casos agudos prioritários na especialidade de reabilitação fisioterápica em traumatologia e ortopedia, atendendo quadros de pós-operatório imediato em cirurgias ortopédicas, incluindo procedimentos dos ossos, articulações, ligamentos, tendões e músculos.

Cirurgias que envolvam os componentes citados de forma simultânea e lesões de sistema ósseo, ligamentar e muscular na fase aguda como entorses, luxações, lesões neurais periféricas e fraturas, são outros serviços oferecidos no Centro de Fisioterapia. Em média, 132 pacientes recebem atendimento pela equipe do espaço, formada por cinco fisioterapeutas e uma coordenação técnica.

O Centro de Fisioterapia faz ainda a regulação de todos os pedidos de fisioterapia do município, recebendo, triando e encaminhando para outras unidades de referência, como a Rede Lucy Montoro, o setor de Equoterapia e a Associação da Pessoa com Deficiência (APD).