Secretaria de Mobilidade Urbana

Campanha educativa incentiva uso de cinto de segurança, maior causa de infração no trânsito

Na busca pela conscientização dos motoristas, quanto aos cuidados necessários no trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizará a campanha sobre a importância do uso do cinto de segurança no veículo. A iniciativa integra o calendário de atividades ligadas à parceria entre a Prefeitura e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que resultou no convênio junto ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Um levantamento elaborado por técnicos da Pasta apontou que a maior causa de irregularidade no trânsito, de janeiro a maio de 2019, foi a não utilização do cinto de segurança pelo condutor ou passageiro, com 1.093 notificações. Na sequência, com 599 multas, foi dirigir segurando ou manuseando o telefone celular. Nesta análise fica constatado que a ausência do uso regular do cinto de segurança é quase 50% superior a utilização irregular de aparelhos telefônicos, situando-se no topo da lista.

“É necessário o motorista ter a consciência quanto a cuidados preventivos essenciais, a fim de garantir a segurança das pessoas. Estamos falando da vida do motorista, da sua família e dos pedestres, tudo está em jogo. Queremos despertar isso no cidadão e conscientizá-lo sobre os riscos”, alertou a secretária interina de Mobilidade Urbana, Tânia Guimarães.

Nestas ocorrências, as multas foram aplicadas por agentes de trânsito e por Guardas Civis Municipais (GCMs). Vale lembrar que os policiais militares também já tem permissão para multar em Mogi Mirim. Estacionar em local proibido resultou em 127 multas, enquanto estacionar no passeio, sobre a faixa destinada a pedestre, ciclovia, ciclofaixa ou canteiros ocasionou 123 multas. Avançar o sinal vermelho no semáforo motivou 61 infrações.

Fotos: divulgação