Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

Secretaria de Educação

14/05
2019
0 comentários

Biblioteca é palco de contação de histórias do projeto Viagem Literária

Causar a reflexão, despertar a sensibilidade e gerar sentimentos de gratidão e respeito. Esses foram alguns dos objetivos de mais uma edição do projeto Viagem Literária, desenvolvido pela Secretaria de Cultura de São Paulo, e presente em 76 cidades do Estado, entre elas, Mogi Mirim, pelo segundo ano consecutivo.

Na última segunda-feira (13), a atriz Heidi Monezzi apresentou, na Biblioteca Municipal, uma contação de histórias a alunos do 4º e do 5º ano do ensino fundamental da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Helena dos Santos Alves, alunos do ICA (Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente) e atendidos na Vila Vicentina de Mogi Mirim.

Em dois encontros, realizados nos períodos da manhã e tarde, a atriz, que também é contadora de histórias e participa pela primeira vez do Viagem Literária, levou aos presentes a história de um menino autista, sem o transtorno de desenvolvimento revelado. A contadora mostrava, através do uso de bonecos, gestos e elementos, os passos do menino com características opostas ao restante dos colegas, mas que merecia todo o respeito, carinho e fraternidade.

A história é baseada no livro do escritor André Neves, e busca não apenas interagir com o público, e sim causar uma reflexão. “Sempre busco histórias que tenham um profundo sentido, não só para alegrar, mas que tenham um conteúdo que leve à reflexão. Tento abordar esse tema (autismo) de uma maneira leve, sutil, levando bonecos, pássaros e o canto como forma de narração. Se um dia conhecerem alguma pessoa diferente delas que consigam buscar esse respeito e que levem isso para a vida”, explicou Heidi.

A relação de pessoa para a pessoa, amparada na educação e nos bons costumes ganharam ênfase durante suas contações. “Para mim é isso que importa, todas as minhas histórias tem esse conteúdo humano muito forte, acredito no ser e não no ter, estamos aqui para evoluir e transformar a realidade”, ressaltou.

Compartilhe:

0 Comentários

Ainda não foram feitos comentários.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

CAPTCHA security code

Jornal Oficial

Cadastre-se para receber novidades

Seu e-mail estará seguro conosco.
Nós não iremos compartilhar suas informações!