Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

Secretaria de Educação

09/05
2019
0 comentários

Alunos homenageiam mães em coral na EMEB Professora Regina Tucci

A emoção tomou conta da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Regina Maria Tucci de Campos, no bairro da Santa Cruz, zona Oeste de Mogi Mirim. Em alusão ao Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (12), cerca de 30 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, ligados ao Projeto Ser, participaram na manhã desta quarta-feira (8) de uma homenagem às mães. Familiares, professores e demais funcionários puderam acompanhar a apresentação da um coral formado pelas próprias crianças e supervisionado pelo professor de musicalização da Banda Lyra Mojimiriana e do Projeto Ser, ligado à Secretaria de Educação, Silas Sanvido.

Na ocasião, os alunos entoaram as músicas “Mãe, Palavrinha Mágica”, de Xuxa Meneghel e “Meu Bem Querer”, de autoria de Mariana Fernandes, professora de música de Itapira. A canção conta com o arranjo e a harmonização do próprio Silas. Com papéis em formato de coração, e suspensos a pequenos suportes, trazendo palavras como Amor, Esperança, Fé, Paz, Compaixão, Linda e Inteligente, os alunos emocionaram o público presente.

Durante a apresentação, foi difícil não encontrar alguma mãe com lágrimas nos olhos e a emoção à flor da pele. Os olhos ficaram ainda mais marejados quando as crianças entregaram as placas para suas mães. Dois alunos distribuíram recortes em formato de flores aos convidados, em sinal de agradecimento.

Simples, mas ao mesmo tempo marcante, a apresentação não deixou dúvidas de que pequenos gestos de amor podem aproximar ainda mais mães e filhos. A emoção vinha não só das matriarcas, como das próprias crianças. Beijos, abraços e palavras de carinho foram gestos comuns vistos na escola.

Aulas

As aulas de musicalização aplicadas por profissionais da Lyra Mojimiriana fazem parte de uma parceria entre a banda e o Projeto Ser, intermediado via Secretaria de Educação. Uma vez por semana, em dois períodos, Silas Sanvido aplica aula de musicalização a um grupo de 30 a 40 alunos, tanto na Regina Tucci como na EMEB Professor Bráulio José Valentim, no distrito de Martim Francisco.

O objetivo é através de uma maneira didática levar aos alunos percepções cognitivas e uma pedagogia voltada à musicalização infantil, conhecendo notas musicais, o ritmo e a leitura da partitura, que destrincha a totalidade das partes de uma composição musical. Instrumentos de bandinha também são oferecidos ao longo dos encontros, como clave, tambor, chocalho e flauta doce, um instrumento de sopro de origem medieval.

O Projeto Ser

Criado em 2006, o Projeto SER (Serviço Educacional e Recreacionista) atende aproximadamente 500 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de seis escolas municipais de Mogi Mirim. As atividades desenvolvidas integram uma rotina que compreende o apoio à tarefa escolar, leitura, arte, educação física, artesanato, jogos, música e brincadeiras.

Junto às educadoras, um trabalho de estudo, onde a cultura é o tema gerador, ganha destaque, proporcionando aos alunos conhecimento, resgate cultural e bons princípios.

Além da Regina Tucci, as EMEB’s atendidas pelo projeto são a Adib Chaib, Professora Ana Isabel da Costa Ferreira, Professor Bráulio José Valentim, Professor Geraldo Alves Pinheiro e Professor Geraldo Philomeno.

Fotos: divulgação

Compartilhe:

0 Comentários

Ainda não foram feitos comentários.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

CAPTCHA security code

Jornal Oficial

Cadastre-se para receber novidades

Seu e-mail estará seguro conosco.
Nós não iremos compartilhar suas informações!